Crucifixos poderão ser obrigatórios nas escolas de SP

Projetos de lei Assembleia Legislativa
Por Nathan Lopes

Por não ser significativo a toda uma população, o uso de símbolos religiosos em locais públicos tem causado controvérsia nos últimos tempos. E ela pode aumentar no estado de São Paulo.

O projeto de lei 35/2011, do deputado Orlando Morando, do PSDB, obriga a fixação de crucifixos “no interior das instalações dos estabelecimentos de ensino”. Segundo um artigo do texto, o objeto católico “deverá ser mantido em local e tamanho de fácil visualização, em área de circulação”.

Morando afirma, na Justificativa, não querer contrapor-se ao Estado laico. “Pensamos em manter vivo o símbolo da fé daqueles que habitam o querido estado de São Paulo”.

Ele completa dizendo que o crucifixo enriquece de significado a vida, “a qual, hoje em dia, infelizmente não se dá muito valor”.  “Além de ser um símbolo que representa a moralidade do povo brasileiro, de fortificação, adesão espiritual a DEUS PAI onipotente”.

De certa forma, prevendo a visão de quem não segue o catolicismo, o deputado aponta que “o jargão ‘Deus, Pátria e Família’ sintetiza o cerne dos valores que a sociedade deve cultuar de forma permanente, independente de credo ou religião”.

Ainda na busca por defender seu ponto de vista, Orlando Morando acredita não se poder permitir que “o sentimento de uma minoria imponha normas a serem seguidas pela grande maioria das pessoas”.

Não se deve confundir tolerância com concordância; nem mesmo com aquiescência na adoção de hábitos que, indiscutivelmente, nada acrescentam para a qualidade de vida do ser-humano”.

Em regime de tramitação ordinária, o projeto de lei foi publicado no Diário da Assembleia no último dia 18 de fevereiro.

Veja outros projetos:
 Água de chuva poderá ser reutilizada obrigartoriamente em SP

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Projetos de lei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s