O que o Chile vê de melhor em São Paulo – 2ª parte

SP em notícia pelo mundoEspecial de aniversário de São Paulo
Por Nathan Lopes

Agora são 457 anos de existência e São Paulo continua atraindo os olhares estrangeiros. Afinal, é uma cidade que tem de tudo, mas também possui suas peculiaridades. Hoje, no dia do aniversário de São Paulo, o EspelhoSP termina a lista com o melhor da cidade na opinião de Rodrigo Cea, do jornal chileno “El Mercurio”. Aproveite e confira o texto original clicando no link abaixo.

“Lo mejor de Sao Paulo” (O melhor de São Paulo)
El Mercurio (Chile) – 17 de outubro de 2010

5] “Bohemia en Madalena” (Boemia na Madalena)

Muita MPB, bares nada sofisticados e preços mais que acessíveis: foi este o cenário que atraiu Rodrigo Cea na Vila Madalena. “Trata-se de um bairro sobretudo frequentado por paulistas, que vão a algum das centenas de lugares para conversar com os amigos e beber um choop ou uma cerveja”. Ele diz que, mesmo o melhor ser caminhar um pouco pela região e escolher um bar, é bom dar uma atenção especial ao Bistrô Deliparis, um “café com bons pratos de inspiração francesa”; ao Dolores Bar, “uma das discotecas mais famosas da área”; Café Pittoresque, “com excelente comida russa”; e Salve Simpatia, “onde abundam os tambores e a típica folia carioca”.

4] “Sabor Paulista” (Sabor paulista)

Cea já supõe que o leitor chileno considera o restaurante D.O.M., de Alex Atala, “o melhor e mais conhecido da cidade”. “Cada um dos reais da conta valem a perfeição e criatividade de seu pratos”.

Ele aproveita para sugerir lugares de menor fama internacional da gastronomia em São Paulo, como o Rodeio, “perfeito para prova a famosa picanha ou o contrafilé”. Na lista também está presente o Bar Brahma, “onde se como pratos tradicionais, como o estrogonofe com arroz ou os pasteis de carne seca ao ritmo da música brasileira”. “Na esquina das avenidas Ipiranga e São João, dizem que foi neste local que Caetano Veloso escreveu sua melancólica ‘Samba’”.

3] “Todos al Parque” (Todos ao parque)

O convite de Rodrigo Cea é para que todos vão ao “pulmão verde mais importante da enorme massa de concreto”. É o parque do Ibirapuera, desenhado pelo arquiteto Roberto Burle Marx. “Há dezenas de campos para jogar futebol, vias para correr, andar de bicicleta, belos jardins e um sem-número de vendedores ambulantes, que vendem refrescantes águas-de-coco”. Ele também destaca os museus dentro do Ibirapuera, como o MAM, de arte moderna, além de vários edifícios, “muitos projetados por Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais importantes do século XX”.

2] “Culto al Fútbol” (Culto ao futebol)

“À espera do Mundial de 2014, a paixão pelo futebol plenamente hoje em território paulista, um dos maiores pólos futebolísticos do planeta, com clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, onde se formou o próprio Pelé”. O destaque fica por conta do Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu. “O museu resume a história do futebol brasileiro com dezenas de instalações interativas”.

Cea pede para os mais fanáticos darem uma olhada no calendário do campeonato local e ver os jogos que acontecem no Pacaembu. Algumas do Corinthians, de Ronaldo, outras, enquanto o Palestra Itália é remodelado, do Palmeiras, de Jorge Valdivia. “Outra opção é ir ver o poderoso São Paulo no mítico Morumbi, estádio que conta com um bar, o qual tem livre acesso às tribunas”.

1] “Estación del Arte” (Estação da Arte)

O melhor do melhor de São Paulo, segundo Rodrigo Cea, do jornal chileno “El Mercurio”, é a Estação da Luz, “uma área que foi tristemente famosa pela venda e consumo de drogas”. “Depois de uma impressionante transformação, parece impecável e tranquila”. Mas essa transformação, como os paulistanos podem notar diariamente, ainda não terminou. As drogas ainda estão presente na região.

Cea diz que o edifício da estação é um dos mais repetidos nos cartões-postais. Ele também cita um prédio próximo, que armazena mais de 8 mil obras de arte: a Pinacoteca do Estado, “que conta com uma cafeteria ao ar livre ideal para o entardecer ou a metade da manhã”.

Deixe um comentário

Arquivado em SP em notícia pelo mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s