O que o Chile vê de melhor em São Paulo – 1ª parte

SP em notícia pelo mundoEspecial de aniversário de São Paulo
Por Nathan Lopes

Em 17 de outubro de 2010, Rodrigo Cea, do jornal chileno “El Mercurio”, fez uma lista de dez dos “vários lugares agradáveis que vale a pena visitar” da capital paulista. “Lo mejor de Sao Paulo” é o título do artigo.

Aqui, no SP em notícia pelo mundo Especial de aniversário da cidade, está um resumo do dito por ele sobre cinco dos lugares presentes em sua seleção. Amanhã, aqui no EspelhoSP, a outra metade da lista.

10] Japón en Brasil” (Japão no Brasil)

“Com uma das maiores colônias japonesas do mundo, o bairro da Liberdade é um dos mais pitorescos de São Paulo”. Dessa forma começa o texto, que lembra o fácil acesso proporcionado pela linha do metrô. Cea também cita outras colônias do local, como as de chineses, coreanos e taiwaneses, os quais contribuem para a fama gastronômica da Liberdade. É o que basta para citar o restaurante Gombe e cafeteria Bakery Itiriki.

“Como a vida não é só comer, tenha em mente o Museu da Imigração Japonesa e o templo budista Busshin-Ji, ideal para um momento de tranquilidade”. Para terminar, fica como sugestão visitar o bairro durante a semana, “pois sábados e domingos o setor entra em colapso com a invasão dos turistas”.

9]Paraíso de las Compras” (Paraíso das compras)

O paralelismo está no fato de, por São Paulo ser a capital comercial da América do Sul, também figurar como um “paraíso das compras”. “Parta do Mercado Municipal paulistano – muito parecido ao Mercado Central de Santiago – e siga pela popular Rua 25 de março”. Rodrigo Cea também recomenda os finais de semana na praça Benedito Calixto, onde há uma “feria de las pulgas” [feira de antiguidades] ideal para comprar artesanatos e tem boas lanchonetes para aperitivos.

Para quem quer luxo, ele indica o shopping Cidade Jardim, onde estão as lojas mais exclusivas, “como a imperdível Daslu, que vale a pena conhecer além de seus inalcançáveis preços”.

8] Moda al día” (Moda em dia)

“A rua Oscar Freire é uma das mais sofisticadas e caras de todo o continente. Com lojas das marcas mais exclusivas, para muitos os preços só lhe permitem ir a uma cafeteria”. Uma delas é o Santo Grão, “para sentar e ver a passarela urbana com as mulheres mais lindas de São Paulo”. Para quem está com o bolso mais aliviado, a sugestão de Cea são as roupas da Osken ou os chinelos da Havaianas, típicos do Brasil.

7] Canto Grgoriano” (Canto gregoriano)

“Depois do barulho infernal provocado pelo tráfico da cidade entre segunda e sexta, nos finais de semana o centro de São Paulo é um oásis de tranquilidade”. E, para Cea, isso se nota principalmente no Monastério de São Bento aos domingos por volta de 10 da manhã, “quando se celebram suas famosas missas acompanhadas de canto gregoriano, entoado por seus próprios monges beneditinos”. “Mais que uma manifestação religiosa, com o tempo converteu-se em um acontecimento cultural, muito popular entre os paulistas, o que torna imprescindível chegar cedo para ter um assento”.

6] “Museo de colección” (Museu de coleção)

A dica de Rodrigo Cea é que, depois de um irrecusável passeio pela suntuosa Avenida Paulista, seria bom uma parada de algumas horas para conhecer o Museu de Arte de São Paulo, o MASP. “Com obras de artistas do nível de Botticelli, Cézanne, Chagall, El Greco, Goya, Matisse, Monet, Murillo, Rembrandt, Velásquez e Van Gogh, sem dúvida trata-se de um dos museus mais importantes da América do Sul, o qual, ademais, está localizado em um edifício que por si já merece uma visita”.

Deixe um comentário

Arquivado em SP em notícia pelo mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s