Cientistas estrangeiros convidados para trabalhar em SP

SP em notícia pelo mundo
Por Nathan Lopes

“Joven científico, vaya al Sur, vaya a Brasil” (Jovem cientista, vá ao Sul, vá ao Brasil)
El Mercurio (Chile)7 de janeiro de 2011

A dica para pesquisadores estadunidenses e europeus é ir ao Brasil realizarem seus trabalhos, segundo o jornal chileno. E são dois os motivos para isso: dinheiro e instalações aos estrangeiros. “Ao ter sua própria ciência, os países tropicais em desenvolvimento podem ter a solução de seus problemas em lugares ricos”.

O “El Mercurio” também lembra que os “próprios brilhantes graduados do Brasil partem para a Europa e os Estados Unidos para seguir um doutorado e pós-doutorados”. O argumento é de que isso poderia ser feito no país, mas a ciência é um campo internacional. “O Brasil deseja que um maior número desses cérebros retorne, e que o trânsito seja nos dois sentidos”.

Encabeçando a iniciativa, está São Paulo, “o estado mais rico do Brasil”. “Tem as melhores universidades, entre as quais estão as duas únicas que figuram entre as 300 principais em duas das mais famosas listas do mundo”. Para atrair os cientistas estrangeiros, foram gastos pelo governo estadual, em 2010, 450 milhões de dólares, sem contar o incentivo do federal. “Ao Brasil faltam cientistas estabelecidos, um legado da condição calamitosa de suas escolas, apesar de agora estarem melhorando”.

E este é considerado o momento ideal para a atração de pesquisadores em função da situação econômica na Europa e nos Estados Unidos.

A fim de divulgar essas oportunidades nas universidades brasileiras, foram colocados anúncios na revista “Nature”, de circulação internacional. A maioria das respostas obtidas são de cientistas em início de carreira. Mas os mais experientes estão recebendo convites da Fapesp, fundação de pesquisa do estado paulista.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em SP em notícia pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s