Inteligência de Brasil e EUA atentas à seguidores do Hezbollah

SP em notícia pelo mundo
Por Nathan Lopes

“EE UU y Brasil colaboran en secreto contra los islamistas” (EUA e Brasil colaboram em segredos contra os islamistas)
El País (Espanha)6 de dezembro de 2010

Segundo o jornal espanhol, o governo brasileiro mantém um discurso duplo sobre a luta antiterrorista em seu próprio país. “Por um lado, nega que exista essa ameaça quando se menciona a Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil, Paraguai) como possível foco de apoio à organização islâmica Hezbollah ou de financiamento de grupos extremistas. E, por outro, colabora plenamente no campo operativo com as agências antiterroristas dos Estados Unidos não apenas para investigar indícios, mas trocar informações. Isso se nota através dos telegramas enviados pela Embaixada dos EUA no Brasil pelos últimos anos”.

Através de sua observação, o “El País” percebe uma preocupação dos serviços de inteligência brasileiro e estadunidense relacionada com “a grande cidade de São Paulo, onde se detectou ‘a presença de indivíduos vinculados ao terrorismo, em particular suspeitos extremistas sunitas e algumas pessoas ligadas ao Hezbollah’”.

O consulado dos EUA diz que “apesar de a esmagadora maioria dos mulçumanos ser moderada, existem aqui [no Brasil] alguns elementos genuinamente radicais, alguns em Foz do Iguaçu e outros entre os aproximadamente 20 mil xiitas seguidores do Hezbollah que vivem em São Paulo”. E continua: “Mulçumanos sunitas moderados afirmam que alguns imigrantes xiitas viajam ao Brasil com apoio do Hezbollah, segundo se diz, com 50 mil dólares, para criar negócios que ajudem o Hezbollah no Líbano”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em SP em notícia pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s