Federal de Jundiaí é proposta na Câmara Federal

Por Nathan Lopes

Com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, o deputado federal Vicentinho (PT-SP) propôs a criação da Universidade Federal de Jundiaí (UNIFEJ) no Projeto de Lei 7954/2010, de 25 de novembro.

A ideia não é nova nem partiu do deputado. Em 2003, como o próprio aponta em sua justificativa, 50 mil habitantes da região de Jundiaí – na qual estão incluídas Várzea Paulista, Jarinu, Itatiba, Campo Limpo Paulista e outras – fizeram um abaixo-assinado pedindo uma universidade federal que lhes atendesse. O documento, coordenado pelo vereador jundiaiense Sérgio Dutra, foi entregue ao Ministério da Educação pelo então deputado federal Durval Orlato.

Para que, hoje, haja a possibilidade de que a ideia seja realizada, Vicentinho usa o seguinte argumento: “O governo federal tem trabalhado para que o Ensino Superior público seja universalizado e, nessa esteira, enquadra-se a região de Jundiaí”.

Sobre a presença de USP e Unicamp em regiões próximas à cidade, fazendo pensar que a ideia de uma UNIFEJ é desnecessária, o deputado diz que “a grande demanda por ensino universitário tem-se verificado pela procura de universidades privadas na região”. “Elas absorvem um grande contingente de estudantes que, à duras penas, trabalham para pagar mensalidades”, complementa Vicentinho. Com a universidade federal, o deputado acredita que os alunos poderiam dedicar-se somente aos estudos, sem precisar “desse grande esforço”.

Ainda em sua justificativa, o deputado mostra que Jundiaí tem sua economia caracterizada por setores antigos e modernos. “Temos a tradição da produção de alimentos, bebidas, cerâmica, metalurgia. De pouco tempo para cá, vemos com destaque a participação do setor serviços e de transporte, armazenagem e logística”. Nada é citado sobre o assunto, mas as áreas de ensino da UNIFEJ devem seguir as características produtivas da região.

O PL 7954/2010, no mesmo 25 de novembro, foi apresentado à Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) e aguarda despacho.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s