Jaleco e estetoscópio também estão na mira de PL municipal

Por Nathan Lopes

A proibição do uso de jaleco fora do ambiente hospitalar não é tema de Projeto de Lei apenas da Assembleia Legislativa, como o de 27 de setembro, do deputado Jorge Caruso. A Câmara Municipal de São Paulo também tem o seu. É o PL 508/2010, de 9 de novembro, cujo autor é o vereador Wadih Mutran (PP).

Ao contrário de seu colega do Legislativo estadual, Mutran também tem outro alvo, os estetoscópios. “Estudantes, servidores e profissionais da área de saúde saem dos ambientes hospitalares, não hospitalares e estudo vestindo ou portando seus jalecos, aventais e/ou estetoscópios como acessório de moda, desfilando tais vestimentas em estabelecimentos comerciais de qualquer natureza”. Este é o ponto principal da justificativa do vereador paulistano.

A questão da exposição à doenças é igualmente mencionada no texto. “Ao vestirem ou portarem os equipamentos, expõem não só os demais frequentadores do local, como também os próprios pacientes. Afinal, o jaleco, o avental, o estetoscópio e os demais equipamentos podem ser um vetor de transporte de agentes patológicos“.

O Projeto de Lei 508/2010 prevê a segurança de quem se encontra no mesmo lugar que os profissionais da área de saúde.  E a ênfase é dada aos estabelecimentos comerciais destinados a comercializar alimentos, pois “o risco de contaminação é maior”. Apesar da afirmação, não há uma justificativa científica para ela.

Mutran quer combater o uso desses objetos e roupas como representação de status por médicos. Para ele, precisa-se “coibir esta prática, que é potencialmente prejudicial à saúde pública”.

Continue participando da enquente sobre a proibição do uso do jaleco – e agora também do estetoscópio – fora do ambiente hospitalar. Ela pergunta sobre a PL 708/2010, da Assemblei Legislativa.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Política

Uma resposta para “Jaleco e estetoscópio também estão na mira de PL municipal

  1. Pingback: Tweets that mention Jaleco e estetoscópio também estão na mira de PL municipal « -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s