Ciclovias em estradas é tema de PL

Por Nathan Lopes

Os ciclistas paulistas poderão ter uma boa notícia caso o Projeto de Lei 725/2010, do deputado estadual Fausto Figueira (PT), seja aprovado. Sua ideia é de, nos trechos urbanos, as concessionárias de rodovias deverão construir ciclovias. A lei deverá valer para as concessões vigentes e as que venham a ser feitas.

Fisicamente, a ciclovia deverá ser separada das pistas de veículos. Além disso, ela precisará transpor obstáculos, como rios, lagos, ferrovias e acessos à estrada. Caso isto não seja possível, será tolerada a criação de uma ciclo-faixa, que será demarcada no acostamento.

O projeto também prevê um prazo de dois anos para adequações das concessionárias.

Conforme a justificativa que Fausto Figueira apresentou, “as ciclovias têm se apresentado como uma importante ferramenta para melhorar o trânsito das grandes métropoles”. O deputado notou uma tendência de alguns municípios de São Paulo em implantar redes cicloviárias. Mas quando se trata de ligação entre cidades, o problema aparece. “O que ocorre é que os sistemas rodoviários não preveem o uso desse transporte, prejudicando o ciclista ou o colocando em perigo”.

Ele acredita que esse seria “um esforço da sociedade para garantir alternativas de transporte mais ecológicas, saudáveis e econômicas e que contribua também para a segurança dos cidadãos paulistas”.

O projeto foi apresentado no dia 21 de setembro. E, desde o dia 29 de outubro, ele está nas comissões de Contituição e Justiça (CCJ), de Transportes e Comunicações (CTC), e de Finanças e Orçamento (CFO).

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s