Jaleco só dentro do hospital

Por Nathan Lopes

O jaleco branco de médicos e enfermeiros pode ficar restrito ao ambiente hospitalar ou clínico. É o que prevê o Projeto de Lei 708/2010, do deputado estadual Jorge Caruso (PMDB). A justificativa aparece através de dados que foram apresentados pela imprensa.

Um que chamou a atenção do deputado foi o de 95% dos jalecos serem atingidos por contaminações. Ele também lembra que o Serviço Nacional de Saúde Britânico “impôs uma regra de ‘nu abaixo dos cotovelos’, impedindo que os médicos usassem mangas compridas”.

Nos Estados Unidos, as gravatas de 40 profissionais e estudantes de Medicina foram analisadas. Metade foi considerada um “depósito de germes”. “Elas abrigavam diversos elementos patogênicos, incluindo os que podem levar a infecções por estafilococos ou pneumonia”.

A justificativa de Caruso ainda aponta que “médicos e enfermeiros são frequentemente vistos usando uniforme no metrô e demais meios de transporte, além de estabelecimentos comerciais“.

Apesar da preocupação com a vestimenta, ainda não foram feitos muitos estudos que comprovem uma participação da roupa dos profissionais de saúde na disseminação de bácterias, como o texto do deputado também mostra.

O projeto foi apresentado no dia 27 de setembro. Ele foi distribuído para as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Saúde e Higiene (CSH) em 8 de outubro. E enquanto o tema não entra em discussão na Assembleia, você pode dar sua opinião através do EspelhoSP.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Política

Uma resposta para “Jaleco só dentro do hospital

  1. Pingback: Tweets that mention Jaleco só dentro do hospital « -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s