Como começou a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras

SP em notícia pelo mundo
Por Nathan Lopes

Imigrantes italianos que formaram um clube são os responsáveis por um dos maiores clássicos do futebol mundial. No “SP em notícia pelo mundo” desta semana também tem estilistas que fazem roupas para cães e gatos. Além disso, o chimpanzé-pintor que está no centro da discussão entre o zoológico de Niterói, no Rio de Janeiro, e grupos de defesa dos animais. Para terminar, a apresentação que Kevin Costner fará com sua banda em novembro na cidade de Bauru.

Para ler a íntegra das notícias, clique no nome do jornal, abaixo da manchete.

“The greatest rivalries in the story of world football” (Os maiores rivais da história do futebol)
The Independent (Inglaterra) – 28 de outubro de 2010

Por causa dos confrontos entre Aston Villa e Birmingham, além de Newcastle contra Sunderland, ambos pelo Campeonato Inglês, no fim de semana passado, o jornal apresenta uma galeria falando dos grandes rivais do futebol. Um desses jogos é Corinthians e Palmeiras, cuja rivalidade é contada de forma concisa em uma galeria de fotos, como segue abaixo.

“Quando os times italianos Torino e Pro Vercelli visitaram o Brasil, em 1914, um grupo de imigrantes que vivia em São Paulo decidiu fundar um clube para a prática de esportes. Ele se chamou Palestra Itália. Esses imigrantes eram membros do Corinthians, mas, a partir daquele momento, eles se transformaram em ‘traidores’. Palestra (Palmeiras) e Corinthians dividem os torcedores e as honras em São Paulo. Assim foi como a partida tornou-se “O Derby”.

“Exclusivos diseñadores ahora visten a perros y gatos” (Estilistas exclusivos agora vestem cães e gatos)
El Tiempo (Colômbia)14 de outubro de 2010

O jornal começa dizendo que “Nova York e São Paulo não são apenas o epicentro da moda para humanos, ali também realizam-se desfiles que marcam tendências para ‘vestir’ seu cão e gato”. Na sequência da matéria, lembra-se que os mascotes não precisam de roupa, mesmo assim segue no auge o desenho de roupas e até fantasias para eles. “Não à toa as ‘Pet Fashion Week’ já são muito concorridas nas principais capitais do mundo, como Nova York, São Paulo, París ou Londres”.

Para justificar a nova moda, o jornal entrevistou Silvia Ortiz, diretora de uma empresa especializada em roupas para mascotes. Ela diz que, com a mudança climática, está em voga vesti-los com roupas que os protejam da chuva. “Não só devemos nos preocupar com a imagem, mas também com o conforto e a funcionalidade”. Sapatos, por exemplo, protegem de fungos e umidade. “Obviamente não devem ser usados diariamente nem em longos passeios”.

Brazilian judge to rule on wheter chimpanzee should be freed from zoo (Justiça brasileira decidirá se chimpanzé deverá ser tirado de Zoo)
The Daily Telegraph (Inglaterra) – 27 de outubro de 2010

Jimmy, de 26 anos, é conhecido com o “Cezzane dos símios” por causa de seu amor pela pintura. Ao invés de se distrair com brinquedos, como os outros chimpanzés, ele passa 30 minutos de seu dia pintando no zoológico de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Um grupo de advogados e de direitos dos animais quer a liberdade de Jimmy. Segundo Pedro Ynterian, presidente internacional da Great Ape Project (GAP, Projetos dos Grandes Símios), “é tortura colocá-lo em clausura. Em breve, ele ficará louco. Com Jimmy, nós queremos desafiar as cortes a decidir sobre a criação legal de um intermediário dos grandes símios”.

Ynterian possui um santuário da vida selvagem em Sorocaba, interior de São Paulo, que é a casa de 50 chimpanzés. Em uma entrevista para a Folha de S.Paulo, ele chegou a dizer que as crianças aprenderiam mais sobre animais inteligentes vendo-os em documentários ao invés de visitando o zoológico, pois eles se comportam de maneira diferente quando “estressados”.

“Kevin Costner y Caetano Veloso cantarán en Sao Paulo” (Kevin Costner e Caetano Veloso cantarão em São Paulo)
La Tercera (Chile)8 de outubro de 2010

É uma pequena nota do jornal chileno falando sobre o intérprete do personagem-título de “O Guarda-Costas”. Em novembro, “o ator e diretor estadunidense mostrará, no Brasil, sua veia musical, quando se apresenta com sua banda de música country em um festival que se realizará no estado brasileiro de São Paulo, no qual também está previsto show de Caetano Veloso”. A apresentação será no “São Paulo On Live Festival”, em Bauru. O nome da banda do ator é “Kevin Costner and The Modern West”. O jornal ainda destaca uma apresentação do “Paralamas do Sucesso”.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em SP em notícia pelo mundo

Uma resposta para “Como começou a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras

  1. Pingback: Tweets that mention Como começou a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras « -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s