ENTREVISTA: Noemi Nonato, vereadora do “Banheiro Família”

Por Nathan Lopes

Há duas semanas, o EspelhoSP mostrou [veja aqui] a proposta da vereadora Noemi Nonato (PSB) para que shoppings e supermercados paulistanos criem o “Banheiro Família”, de uso exclusivo das crianças de até 10 anos. Ela acredita que os pequenos são expostos “prematuramente a situações adultas que não estão preparados para entender”. Confira a entrevista, feita por e-mail, com a vereadora.

 

 

Quando a senhora percebeu a necessidade do “Banheiro Família”?

Recebi e-mails de meus eleitores e usuários do “Banheiro Família” no shopping Eldorado que gostaram da iniciativa e queriam ver esta medida implantada em outros shopping centers da cidade. Achei a ideia excelente porque eu mesma, quando meu filho era um pouco menor, já passei pelo constrangimento de levá-lo ao banheiro feminino enquanto fazia compras em um shopping.

A senhora acha que , em 90 dias, todos os shoppings e supermercados da cidade conseguem se adequar  à lei, caso seja aprovada? Não é um período muito curto para reforma?

Eu acredito que 90 dias seja um espaço de tempo razoável para se efetivar a reforma. Claro que há casos específicos que poderão dificultar a implantação, mas as empresas poderão argumentar junto a prefeitura e solicitar mais prazo mais longo quando for o caso, e a prefeitura poderá deferir ou não esta solicitação. De qualquer forma os detalhes poderão vir através de uma regulamentação da lei, o mais importante é que ela seja aprovada.

O valor da multa de R$ 5.000,00 não pode ser considerado baixo para essas empresas? Isso não dificultaria a realização das adequações previstas pela lei?

Creio que não, porque, além da multa dobrar em caso de reincidência, há ainda a possibilidade de suspensão do alvará de funcionamento. 

A senhora pensa em expandir o projeto para outros locais, como estádios, ginásios, centros de convenções?

Claro que sim, a ideia é implantar um modelo de atendimento ao público e que faça parte dos projetos arquitetônicos daqui para frente, sempre que o grande número de usuários no estabelecimento justifique a implantação.

A senhora acredita que a utilização do banheiro comum pelas crianças lhes é prejudicial? Por que a seria um constrangimento para elas?

Primeiro porque elas mesmas questionam o porquê de estarem entrando em um banheiro de sexo diferente. Também são expostas prematuramente a situações adultas que não estão preparadas para entender, além do risco de enviar uma criança menor de 10 anos desacompanhada a um banheiro pela própria violência que experimentamos na sociedade atualmente. 

Haverá multa caso o responsável utilize sua criança para usar o banheiro família ao invés de seu próprio sanitário?

Não está prevista nenhuma multa, mas eu acredito no bom senso das pessoas e também na sinceridade das crianças que acabariam inibindo tal prática, porque há sempre o risco de a criança informar a todos que não está com vontade de ir ao banheiro. Claro que pode haver um ou outro “espertinho” que usará esta prática, como há também quem leve uma criança de colo ao banco sem necessidade, somente para utilizar a fila especial, mas não é a regra.

1 comentário

Arquivado em Cidades, Política

Uma resposta para “ENTREVISTA: Noemi Nonato, vereadora do “Banheiro Família”

  1. renata

    Atente bem quanto ao fato de se levar a criança ao banheiro para que só ela o use, e não o adulto. Isso é absurso, pois quando o adulto que está com uma criança precisa usar o banheiro, ele também tem que entrar com a criança, para não deixá-la do lado de fora, exposta a sequestro, roubo e sabe-se lá mais que violências, enquanto aguarda o adulto. O uso deve ser para a família, independente de quem vai fazer o xixi, mas sim porque estarão juntos e seguros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s