Contrato com Bombardier para monotrilho é aprovado

SP em notícia pelo mundo
Por Nathan Lopes

O acordo para a construção de monotrilho no Expresso Tiradentes foi assunto de jornal nos Estados Unidos. Tiririca também aparece no exterior, e, dessa vez, não por ser o candidato-palhaço, mas, sim, por ser o candidato-palhaço com suspeita de ser analfabeto. No final, confira duas charges sobre acontecimentos “estranhos” em São Paulo.

Para ler a matéria original, clique no nome do jornal, abaixo da manchete.

Sao Paulo Contract Approved (Contrato de São Paulo aprovado)
Stockhouse (EUA)27 de setembro de 2010

A Stockhouse, jornal sobre finanças dos Estados Unidos, fala sobre o contrato da Bombardier com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP) para desenvolver e instalar 24 quilômetros de monotrilho. Trata-se do Expresso Tiradentes, que terá ligação com a Linha 2 – Verde do metrô. Projeta-se que esse sistema terá capacidade para transportar 40 mil passageiros por hora. Essa extensão poderá beneficiar 500 mil pessoas, as quais reduzirão o tempo de viagem de 2 horas para 50 minutos. O nome do sistema de monotrilho a ser instalado pela empresa é Bombardier Innovia Monorail 300. O valor total do contrato chega a 2,46 bilhões de reais. Aliás, para os estadunidenses, o plural de “real” é “reals”.

Ordenan un test de alfabetización al payaso Tiririca para que jure (Ordenam um teste de alfabatezição do palhaço Tiririca para que prove)
Última Hora (Paraguai)6 de outubro de 2010

O jornal paraguaio repercute a eleição de Tiririca para deputado federal usando como apoio o fato de ele precisar provar que sabe ler e escrever. Isso porque o Ministério Público denunciou Francisco Oliveira, seu nome verdadeiro, de 45 anos, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo por falsidade ideológica. Uma análise caligráfica demonstrou irregularidades na carta enviada pelo palhaço ao TRE comprovando sua alfabetização, algo necessário para que ele assuma o cargo de deputado federal. O “Última Hora” relembra a votação – 1,35 milhão – obtida pelo candidato.  Além de falar do prazo de 10 dias que Tiririca tem para se defender, o jornal recorda seu “irreverente lema” de campanha: “Vote a Tiririca, peor de lo que está no va a estar”.

Encuentran una bolsa con pulmón y corazón (Encontram uma sacola com pulmão e coração)
Diaro Ojo (Peru)21 de setembro de 2010

Na seção “Loco Mundo”, o jornal peruano conta a história de uma sacola plástica com pulmões e um coração, “aparentemente humanos”, nos arredores do Hospital Regional de Itapetininga, cidade a 172 quilômetros de São Paulo. Porta-vozes do hospital dizem que a instituição nada tem a ver com o ocorrido, registrado na Polícia Civil. Os peritors iam investigar o caso, que serviu de mote para uma charge dessa seção do “Diario Ojo”.

Quiso detener en pista de aterrizage (Quis parar na pista de aterrissgem)
Diario Ojo (Peru)21 de setembro de 2010

Também na seção “Loco Mundo” e de novo no interior de São Paulo. Dessa vez, um jovem, de 24 anos, invadiu a pista do aeroporto de Ribeirão Preto. Ele será processado por atentado à segurança. Apesar de não ter muitas informações, a nota serviu para outra charge do jornal.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em SP em 140 caracteres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s