A eleição nas calçadas

Por Nathan Lopes

As calçadas de São Paulo ganharam um elemento a mais no último mês. Não são as necessárias lixeiras, os desejados bancos nem gramados ou árvores. Aliás, ele está no lugar que seria destas – alguns biólogos, inclusive, acreditam que ambos pertençam à mesma família. Fica ali, na beirada do passeio público, bem na guia, quase dentro da rua. Dizem que seu nome científico é Propaganda politicalis, vulgarmente chamado pelas pessoas de “megasantinho”.

A cada dia que passa, sua quantidade pelas ruas da cidade vai aumentando. E a tendência, dizem os especialistas, é continuar assim até o início de outubro. Enquanto os números de espécimes crescem, os cientistas já fizeram estudos, através dos quais notaram que o Propaganda possui dois tipos.

Um apresenta duas placas retangulares de madeira fina. A base de cada forma um ângulo de exatos 67º com o chão; do outro lado do retângulo, acontece o encontro de uma placa com a outra. Sua nomenclatura é Propaganda politicalis trieretangulatri ou, para os populares, cavalete. Historicamente, foi o que surgiu primeiro.

O segundo tipo é mais solitário que o anterior. Trata-se, simplesmente, de um pedaço de papelão. Ele não segue uma forma específica. Pode apresentar curvas ou ter as laterais retas, lembrando o parente mais antigo. Para sua sustentação, há uma pequena estrutura de dobras, feitas do mesmo material, o qual não tem força para aguentar algumas rajadas de vento. Por esse motivo, em certas situações, pede-se o reforço que estiver mais próximo: de tijolos a, acreditem, sacos de lixo. Este é conhecido academicamente como Propaganda politicalis papelaum.

Apesar do formato, os dois trazem imagens semelhantes. A foto de uma pessoa, geralmente da altura do peito para cima, ao lado de números, tão grandes quanto a figura humana que os acompanha. Eles variam entre cinco e quatro dígitos e são escoltados pela expressão “deputado estadual”, no primeiro caso, e “deputado federal”, no segundo. Não tem sido muito comum, mas há registros de Propaganda que, em um único espaço, possui as duas características juntas, porém em tamanhos reduzidos.

A disposição deles pela cidade segue uma regra. Se a pessoa da fotografia é conhecida, fica em avenidas de grande circulação em toda cidade. Em São Paulo, estão na Sumaré, Rebouças, Paulista, entre outras. Caso a fama seja menor, apenas em âmbito regional, estará em vias importantes de zonas específicas da cidade, como Inajar de Souza e Marquês de São Vicente.

E, dependendo do poderio da pessoa na foto, o Propaganda pode ganhar galhos. São seres humanos que ficam a seu lado boa parte do dia oferecendo aquela imagem gigante em um tamanho de bolso, o santinho no formato convencional. Geralmente, ele vai logo parar no chão, deixando a calçada da cidade com um colorido diferente e indesejado. As pessoas-galho costumam ser eficientes ao fazer esse serviço, apesar de não aparentarem felicidade ao realizá-lo. De uma só vez, entregam três, quatro papéis. Não é por mal. Elas apenas estão pensando em sua família e amigos. Quando chegar em casa, você vai ter um santinho para cada um.

Assim, os candidatos tentam espalhar sua imagem e, principalmente, seu número pela cidade. Quem sabe um possível eleitor não se simpatiza apenas através da foto e decide lhe dar seu voto? Eles contam com isso. Aliás, exclusiva e unicamente com isso. E dessa maneira vão espalhando a Propaganda politicalis pelas ruas. Só cuidado para não trombar em uma delas enquanto estiver passando pela calçada.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Cidades

Uma resposta para “A eleição nas calçadas

  1. Reparei neles hoje, pela primeira vez, enquanto andava pela Paulista. Além da foto, frases de “impacto”: “pela defesa dos animais”, “ele faz acontecer” etc. É. Sei lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s