Pacaembu como opção para a Copa-14

[Sobre a notícia da escolha do estádio, leia a NOTA no final do texto]

Por Nathan Lopes 

No final de maio, começou a polêmica de que o Morumbi não receberia os jogos do Mundial de futebol em 2014. Cheguei a comentar o assunto em “Copa em São Paulo: rixa, discussões e indefinição”. Já que o estádio são-paulino não seria utilizado, coloquei no ar uma enquete com quatro possibilidades: o reformado Palestra Itália, um possível Piritubão, o irreal Parque São Jorge e o próprio Morumbi. Em nenhum momento lembrei do Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. 

Motivos sobravam. Sua estrutura é antiga e defasada, está localizado em uma região com trânsito de veículos pesado e complicado, além de faltarem os requisitos pedidos pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) para receber a abertura da competição. Não haveria lógica usar um estádio da metade inicial do século XX quase cem anos depois que mantinha as condições básicas daquela época. 

Contudo, recentemente, justamente por causa da rixa, das discussões e da indefinição, levantou-se a possibilidade de usar o Pacaembu como sede do estado na Copa. Para isso, haveria uma completa reforma interna, mantendo a fachada, que é tombada pelo patrimônio histórico. E não seria apenas isso. Planeja-se uma mudança nas cercanias do estádio. Quem já o frequentou, sabe que espaço não falta à frente de sua entrada principal. Agora, nas laterais, os milhares de torcedores têm uma calçada de pouco mais de um metro de largura para circular. Além disso, possuem a companhia da grande quantidade de carros que seguem para Avenida Doutor Arnaldo, de um lado, ou para a Pacaembu, do outro. Comentários apontam que essas duas vias passariam a ser subterrâneas (de uma forma que não imagino como) para a construção, no lugar, de um calçadão. 

Especulações à parte, me agradou a ideia de o Pacaembu sediar os jogos paulistas. Esse é um estádio diferenciado. Não digo isso por ter uma infra-estrutura que, em comparação com os outros, atende razoavelmente bem o torcedor. Digo pelo ato de se assistir a um jogo de futebol. Em dezembro, a seleção feminina participava do Torneio Internacional Cidade de São Paulo. As arquibancadas estavam praticamente tomadas; quase não havia espaço. Toda vez que Marta, Cristiane, Érika, Maurine e companhia faziam uma jogada de efeito (algo comum nesse time), o som de contentamento que a torcida soltava traduzia a alegria e o prazer por ver aquilo. A intensidade dessa sensação potencializava-se no coro de “Brasil”. Além da vibração da torcida, todo esse cenário tem uma causa: a engenharia do estádio. Seu formato propicia uma acústica que eleva o grau de participação da torcida na partida. A emoção de torcer fica dentro dos limites do estádio e não se perde para fora, como no Morumbi. A imagem para isso seria um clichê: o caldeirão. Em uma jogada de perigo, todos se levantam e fazem “uuhhhhhh!” quando a bola passa longe da meta. Após cada apito final, surge a vontade de voltar para ver um novo jogo. E, sendo o Pacaembu o local da abertura, o espetáculo poderia se repetir, agora com a seleção masculina. 

Afora isso, não se teria por que enfrentar um ambiente com uma canaleta gigante tendo alguns buracos para escoamento que chamam de “banheiro”. Ou tentar comprar alimentos e bebidas em uma espécie de presídio, ao qual dão o nome de “lanchonete”. Ou, ainda, esforçar-se para subir as montanhas de tijolos, uma mais alta que a outra, cuja denominação é “escada”. 

Apesar de ninguém confirmar, tenho a sensação de que o Pacaembu será mesmo o estádio de São Paulo na Copa do Mundo de 2014. Comecei a pensar assim depois do treinamento de segurança da Polícia Militar lá esta semana [veja em matéria do SPTV]. Também porque, se não houver investimento privado na construção de uma nova arena, os governos estadual e municipal irão arcar com as obras; lembrando que o estádio pertence a este último. Seja qual for o motivo dessa possível escolha, acredito que ela será boa. Isto se reformas – essenciais há muito tempo – forem feitas.

[NOTA: Este texto foi escrito antes da informação sobre o futuro estádio do Corinthians em Itaquera ter sido escolhido, na última sexta, como sede de São Paulo para o Mundial. Pelo histórico de problemas na decisão pelo local dos jogos, decidi manter o texto; até como sugestão caso algo aconteça. E eu, como corintiano, já ouvi muitas vezes essa história de estádio. Sempre que o assunto ressurge, fica difícil acreditar.]

3 Comentários

Arquivado em Cidades, Esporte

3 Respostas para “Pacaembu como opção para a Copa-14

  1. Paulo Pacheco

    Pois é. Um dos erros de SP foi ter construído estádios em áreas residenciais. À exceção do Canindé, que fica praticamente no Centro, Morumbi, Pacaembu e Palestra Itália atraíram imóveis e comércio no entorno. Hoje, chegar a cada um desses estádios é um tormento. Desde o início dessa querela envolvendo o estádio paulista para a abertura da Copa, sempre apoiei o Canindé, pois a infraestrutura está quase pronta (talvez mais hotéis). Basta ampliar a capacidade do estádio. Há espaço. Há vias expressas, rodoviária e metrô próximos. Há um possível centro de imprensa do outro lado do rio Tietê, que é o Anhembi. Mas a escolha parece já ter sido tomada pela CBF.

  2. Concordo com você, Paulo. E até gostei de terem escolhido Itaquera. Acho que, agora, a Copa em São Paulo vai ter alguma utilidade. O estádio ser lá deve melhorar a região, com os imóveis e comércio no entorno, como você falou. E ainda tem o metrô na porta. Só não sei se ele vai dar conta. A linha vermelha, por si, já é sinônimo de lotação; quando tiver jogo, então, não quero nem ver como vai ficar lá.
    Apesar de todo o problema político nessa escolha, acho que ela vai beneficiar a ZL de SP.

  3. Pingback: Mexicanas no 2º Torneio Internacional Cidade de São Paulo |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s