O pombo que vê tudo em São Paulo

Por Nathan Lopes

Há mais de dez anos, os intervalos comerciais das emissoras de televisão ganharam uma propaganda que conquistou o público: “Pombo Paulista”, da Eletropaulo, que, na época, não era AES. É uma publicidade que não se refere em momento algum à empresa, mas à São Paulo. O elo de ligação entre a companhia de energia elétrica e a cidade estava pousado nos fios elétricos.

O pombo tem presença na metrópole. Para onde se vá, lá está pelo menos um representante da espécie. E ele causa sensações díspares. Desde a alegria das crianças ao sair em sua direção para espantá-lo até a raiva de uma por ter sido alvo de seu alívio.

Por estar em toda parte, nada melhor do que ouvir as histórias que ele conhece da cidade. Essa é a ideia do comercial. E todas elas são ditas no seu sotaque italiano. Pombo também tem estilo ao falar. Será que ele também movimentava as asas ao “parlare, ma che”?

“Pombo Paulista” conseguiu descrever a vida de São Paulo em um minuto. E deixou como lembrança uma frase: “Se a gente que é pombo não fala, ninguém fala”. Com o YouTube dá para relembrar esse comercial e ainda descobrir como era o voo desse pombo pela cidade na gravação dos bastidores.

Essa foi uma propaganda que não queria vender nada. Apenas falar um pouco de São Paulo para São Paulo.

Deixe um comentário

Arquivado em Cidades, TV

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s