Roma, Nápoles, Milão, São Paulo

Por Priscila Pires

Assim que deixei o Aeroporto Fiumicino, a impressão que tive foi a de que Roma seria muito parecida com São Paulo. Muitos carros, muita gente, muitas casas. Porém, durante a minha estadia percebi que as semelhanças não eram assim tantas. Assim como a capital paulista, a vida noturna romana é (até que) agitada; mas, diferente daqui, os grupos de turistas não estão “a trabalho” e os monumentos pipocam em praticamente todas as esquinas. Parecia um Hopi Hari.

Um pedacinho de Roma

Senti um pouco mais de Brasil em Napoli. O trânsito era infernal – de verdade. Imagine a cena: todos os carros com pelo menos alguma batida, semáforos que não funcionam (nem sempre porque estavam quebrados. Muitas vezes só não eram respeitados!), buzinas incansáveis, estacionamentos improvisados na calçada…

Ah, bom... e tem também "a" pizza napolitana

Foi só no fim da viagem que descobri alguma outra cidade que lembrasse São Paulo. Milano também é um centro econômico de seu país, e quando eu cheguei por lá fui recebida com uma daquelas chuvas de verão (uma surpresa depois de mais de vinte dias de céu azul). E na avenida da Estação Ferroviária (que, diga-se de passagem, é um belo edifício que lembra um pouco os do centro de São Paulo) ventava tanto que eu me perguntei se já havia chegado à Avenida Paulista.

Via Vittor Pisani, em Milano

Mas foi só isso. A noite em Milano estava paradíssima e muitas lojas estavam fechadas para férias (o que significa que só voltariam a abrir em… setembro!). Minha companheira de viagem chamou isso de qualidade de vida. Já eu fiquei morrendo de saudades da baguncinha paulistana.

... volto em setembro

Deixe um comentário

Arquivado em Cidades

Deixe um comentário

