Cães na rua= calçada limpa?

Por Nathan Lopes

Na capital chilena, problemas no controle de animais abandonados não afetaram a limpeza da cidade

As calçadas de Santiago são como as de outra cidade qualquer. Por ela, pessoas caminham, pedintes trabalham, ambulantes vendem seus produtos e cachorros abandonados vagueiam. A única diferença aparece na quantidade destes em todo o município. É difícil encontrar um quarteirão em que não haja pelo menos um cão. A explicação vem da prefeitura. Há oito meses descobriu-se que o homólogo do nosso Centro de Zoonoses para eles enjaulava os animais sem dono e não os alimentava. Muitos morriam de fome enquanto outros se matavam em busca da sobrevivência. O contrato com a empresa responsável pelo serviço foi quebrado e desde então não há mais controle sobre eles.

Alguns dos "quiltros" de Santiago

Alguns dos "quiltros" de Santiago

Os cachorros que estão soltos pela capital do Chile não são como outros quaisquer. Normalmente, eles chegam a ter um metro de altura, possuem um grande porte. Os “quiltros”, como são denominados em espanhol, podem ser mansos, como também violentos. Nas praças, onde a concentração deles é maior, são comuns as brigas entre os cães. Também se relatam ataques a pessoas, os quais vão desde uma calça rasgada a uma mordida. Cidadãos pedem providência para o caso ou, ao menos, um maior controle dos animais. 

A convivência quase que diária fez com que outras pessoas passassem a tomar conta dos “quiltros”. Elas os alimentam e os levam ao veterinário. Os cuidados têm atraído cada vez mais cachorros para determinadas regiões, principalmente as centrais. São nelas que circulam os turistas, cuja atitude em relação ao assunto varia. Há os que acariciam os cães que dormem nas ruas e os que preferem atravessar a rua para evitar a proximidade.

Uma rua de Santiago

Uma rua de Santiago

Por causa da divisão de opiniões e trato com os animais, este é atualmente um dos assuntos mais polêmicos em Santiago. Porém, mesmo com essa quantidade de cachorros nas ruas, praticamente não existe sujeira deles nas ruas. Muito raramente se vê uma. As vias continuam limpas, situação bem diferente da que se encontra em São Paulo, onde existe o controle dos cães abandonados. O máximo que observa pelas ruas são folhas secas que caíram das árvores. Nada de papel, bituca de cigarro, entre tantas outras coisas. Há vários cestos de lixo nas calçadas, o que ajuda na manutenção da limpeza. Higiene é questão de saúde pública no Chile. E não são cachorros abandonados que vão mudar essa história.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Cidades

Uma resposta para “Cães na rua= calçada limpa?

  1. Pingback: Tweets that mention Cães na rua= calçada limpa? « -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s