Copa em São Paulo: rixa, discussões e indefinição

Por Nathan Lopes

Pouco mais de duas semanas para a Copa do Mundo na África do Sul e aqui no Brasil a discussão continua. Na verdade, as discussões continuam. Uma é tradicional: a sobre os vinte e três convocados para a seleção. Esta geralmente rende uma série de comentários negativos para o técnico. Hoje, Dunga sofre uma tempestade de ofensas. Há oito anos, Felipão suportou uma chuva moderada e foi campeão da competição. Entre os dois, Carlos Alberto Parreira convocou os “melhores”, na visão da crítica futebolística. Caiu nas quartas-de-final. Bem, mas este blog chama-se “EspelhoSP” e o que interessa é a outra discussão: os estádios para a Copa no Brasil, mais especificamente o paulista. Afinal, assim que a final do dia 11 de julho acabar, vai começar a contagem regressiva para a próxima edição, daqui a quatro anos.

Vista aérea do Morumbi - Reprodução do Wikipédia

Em São Paulo, não parecia haver dúvida de que o Morumbi seria o local das partidas. Porém, sempre surge uma notícia aqui, outra lá. A última apareceu ontem, no Blog do Juca Kfouri. “Confirmado: Piritubão abrirá a Copa” era o título de seu texto. O estádio, que até apelido já tem, possuiria não somente um campo de futebol, mas um centro de convenções e um parque de exposições, além de poder ser utilizado para shows e outros eventos. Fica difícil entender o porquê da decisão por construir mais essa arena, sendo que a cidade conta, além do Morumbi, com o Palestra Itália, o Canindé, o Pacaembu, além de outras menores, como os estádios do Ibirapuera e da Rua Javari. Eles já atendem a demanda de jogos de futebol na capital paulista.

A compreensão fica mais complicada quando se lembra que o Palestra acabou de ser fechado para reformas. Até 2012, será transformado em uma arena multiuso com capacidade para 45 mil torcedores, a mesma do Piritubão. Por qual motivo construir um estádio sendo que um, com características idênticas, já está sendo feito? Outra: Pirituba possui uma estação de trem da CPTM, um transporte de trilhos não tão rápido quanto o metrô, que serve a arena palmeirense. No caso desta, apenas precisariam ser feitos alguns ajustes em seu entorno para melhorar a infra-estrutura, enquanto Pirituba teria de ganhar um volume maior de investimentos e não receberia uma estação de metrô por falta de tempo hábil para a construção.

Aliás, este é o ponto em que se tem certeza de o Morumbi ser o escolhido. Está prevista para 2012 a inauguração de uma estação do metrô nas proximidades do estádio, a qual foi projetada justamente para atender seu público. Todo um planejamento para os jogos da Copa em São Paulo, por mais débil que tenha sido, foi feito em torno da arena são-paulina. Além disso, o estádio pode receber mais de 65 mil pessoas, estará localizado próximo do International Broadcasting Center (IBC) – se nada mudar até lá – e sua região passará por reformas visando melhor atender os torcedores, como a criação de bolsões de estacionamento.

Comenta-se que a polêmica sobre o estádio da capital paulista na Copa do Mundo só acontece por causa de uma rixa entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. Teixeira, diga-se de passagem, também preside o comitê organizador da competição e é o defensor do Piritubão. Os dois divergiram quanto ao candidato na última eleição para a presidência do Clube dos 13, que representa os times de futebol do país. Uma posição política criou essa situação. O que era certo passou a ser duvidoso. E essa dúvida pode representar alguns milhões a mais no final da conta, caso seja levada adiante. Nessa história, parecem ter esquecido de ver o que é melhor para a cidade, a qual perde um precioso tempo em discussões ao invés de se preparar para o evento.

E qual é a sua opinião sobre o estádio de São Paulo na Copa do Mundo de 2014? Participe da enquete.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Cidades, Esporte

Uma resposta para “Copa em São Paulo: rixa, discussões e indefinição

  1. Pingback: Pacaembu como opção para a Copa-14 «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s